terça-feira, 27 de março de 2012

Mesmo com atraso, Secopa garante que Independência ficará pronto até sábado

Sem poder jogar no Mineirão nem no Independência, a elite do futebol mineiro amargou em 2011 a pior participação na era dos pontos corridos do Brasileiro. A expectativa de América, Atlético e Cruzeiro deixarem de depender dos 70 quilômetros de distância, das limitações e do desgaste para jogar na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, foi aumentada na virada de ano, com a promessa reforçada pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) de que a arena do Horto seria entregue em janeiro, com direito a jogo da Seleção Brasileira na segunda quinzena de fevereiro. Mais uma vez, entretanto, a conclusão do estádio do Coelho foi atrasada – e outras arenas no Brasil correm o mesmo risco (veja quadro) –, deixando o torcedor a ver navios.

Hoje, mesmo depois de 18 meses de adiamento e nove alterações no cronograma, a Secopa continua a afirmar que o último prazo anunciado para a entrega – segunda quinzena de março – será cumprido. Analisando o ritmo das obras, fica difícil acreditar que até sábado, último dia do mês, o estádio esteja pronto. Às vésperas do término do prazo, falta finalizar boa parte do acabamento interno, bares, lanchonetes, a construção do estacionamento (cuja capacidade será limitada a 422 vagas) e a própria calçada na Rua Ismênia Tunes, uma das duas vias de acesso ao estádio. Ontem à tarde, caminhões e tratores eram vistos em operação no local.

A data limite estabelecida pelo Departamento de Obras Públicas (Deop) à Andrade Valladares, empresa responsável pela obra, foi estendida até 30 de julho, sob a justificativa de que as chuvas do fim do ano passado atrasaram a reconstrução do campo. O prazo contratual preocupa a Secopa, que pressiona a construtora para que tudo fique pronto a tempo do último prazo dado.

Ou seja, tudo indica que, mesmo que seja inaugurado em 15 de abril, a nova arena belo-horizontina ainda terá obras de finalização simultaneamente aos jogos. Nesse dia, o América enfrenta o Guarani, pela 11ª e última rodada da fase de classificação do Campeonato Mineiro. Mas a marcação é da Federação Mineira de Futebol (FMF). Como toda rodada tem de ser no mesmo horário e há outra partida com mando de um time da capital – Cruzeiro x Uberaba –, a entidade, a princípio, programou o jogo do Coelho para a Arena do Jacaré e o da Raposa para o Independência. Posteriormente, inverteu os dois, em nome da prioridade americana de atuar em seu estádio. De qualquer forma, o clube celeste transferiu sua partida para a Arena do Calçado, em Nova Serrana, deixando vaga a Arena do Jacaré – que pode ser usada pelos americanos, caso não seja possível atuar no Horto.

PAGAR MENOS PARA VER MENOS

A substituição dos guarda-corpos que prejudicam a visibilidade em 6 mil assentos (24% da capacidade de torcedores) das arquibancadas superiores é outro problema que promete atrasar ainda mais os jogos iniciais, depois da inauguração. O entrave será resolvido apenas a partir de junho, quando soluções técnicas para a substituição das grades, estudadas pela Secopa e pela concessionária BWA, serão avaliadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Ministério Público e Corpo de Bombeiros.

Até que os novos guarda-corpos sejam adotados, os ingressos do setor serão vendidos com 50% de desconto em relação aos assentos das arquibancadas inferiores, respeitando o direito de meia-entrada a idosos e estudantes, além de conter a informação de que a visibilidade é parcial.

A BWA explorará o Independência comercialmente em parceria com o Atlético. O presidente alvinegro, Alexandre Kalil, acha inviável a conclusão de tudo antes de julho. A Secopa evita falar em datas e apenas confirma que o primeiro jogo do reconstruído estádio será do América, como dono do espaço.

MAIS CHANCES DE DEMORA BRASIL AFORA

Governo federal afirma que seis dos 12 estádios da Copa’2014 ficarão prontos até dezembro, mas cenário é preocupante. Confira o ranking de andamento por obra:

1º
Castelão

A arena dos cearenses – prevista para dezembro – segue como a mais adiantada, com mais de 60% da reforma executada. Atualmente na etapa de fundação das arquibancadas, terá capacidade para 67 mil torcedores e estacionamento coberto para 1.900 veículos.

2º
Arena da Baixada

A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa proclama: o estádio é o segundo mais adiantado. Mas relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta: só 8,5% da obra foram executados e o custo será de R$ 234 milhões,
R$ 50 milhões acima do divulgado pelo Atlético-PR. O prazo final é dezembro.

3º
Arena Fonte Nova

Substituta do antigo estádio homônimo, está na fase estrutural, sendo igualmente aguardada para dezembro. Além de capacidade para 50 mil espectadores, terá shopping, hotéis e casa de shows anexados.

4º
Estádio Nacional Mané Garrincha

O palco de abertura da Copa das Confederações’2013 e anfitrião da Seleção Brasileira no jogo decisivo da fase de grupos já teve o anel inferior concluído e agora recebe as arquibancadas intermediárias e superiores. Prazo de conclusão: dezembro.

5º
Mineirão

A modernização está na terceira e última etapa, o que corresponde a 52% da obra. Parte da estrutura da esplanada está pronta e a montagem dos anéis da arquibancada inferior já começou. Com capacidade para 67 mil pessoas, o novo Gigante da Pampulha ficará pronto até dezembro, garante a Secopa.

6º
Arena Pantanal

Reformada para receber 43.600 espectadores, está com a estrutura de concreto das arquibancadas leste e oeste em fase adiantada. Prazo de entrega: dezembro.

7º
Maracanã

Correndo contra o tempo para poder participar da Copa das Confederações’2013, passa pela etapa de demolição e fundação das arquibancadas, com 39% de execução. A capacidade será para 76.525 torcedores e o prazo de término é fevereiro de 2013.

8º
Arena da Amazônia

Construída no lugar do antigo Vivaldão, está dentro do cronograma de entrega para junho de 2013. Terá assentos para 43.710 torcedores e está na fase de terraplanagem, fundações e estruturas.

9º
Arena Pernambuco

Outro estádio que corre para ficar pronto para a Copa das Confederações’2013, a arena de São Lourenço da Mata, a 16km do Recife, começou a receber as arquibancadas em janeiro, a apenas 11 meses de dezembro, prazo para o término das obras.

10º
Arena de Itaquera

Palco de abertura e de seis jogos da Copa’2014, o futuro estádio do Corinthians recebe fundações e estrutura, mas está atrasado. Quando ficar pronto em dezembro de 2013, poderá receber 68 mil torcedores.

11º
Arena das Dunas

Bastante atrasado e com 18% das obras prontas (segundo o relatório do TCU), é o único estádio sob monitoramento constante da Fifa. A previsão é de que a arena – com arquibancadas flexíveis que poderão remover parte dos 45 mil assentos – fique pronta em dezembro de 2013.

12º
Beira-Rio

Depois de 10 meses paradas devido à negociação entre o Internacional e a Construtora Andrade Gutierrez, as obras de modernização foram retomadas. A conclusão é aguardada para dezembro de 2013, prazo um ano além do anunciado para a finalização da arena do Grêmio, que não está incluída no Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário