quarta-feira, 7 de março de 2012

Copa do Brasil: São Paulo, Cruzeiro e Grêmio estreiam como favoritos

Nesta quarta-feira terá início a 24.ª edição da Copa do Brasil, sendo que 64 times começam a disputa pelo que se chamam de “caminho mais fácil” para conquistar vaga na Taça Libertadores da América. São Paulo, Palmeiras, Botafogo e Grêmio tentam o título, principalmente pelo fato de que seus maiores rivais estão na disputa da competição continental e, por isso, não participam da Copa do Brasil. A eles se juntam Atlético-MG e Cruzeiro, sendo este último o maior campeão do torneio, com quatro taças, assim como o Grêmio.
O São Paulo, por exemplo, é um dos participantes que busca o título inédito da Copa do Brasil. A melhor colocação do Tricolor foi um segundo lugar em 2000, ao perder a final para o Cruzeiro. Agora, o time de Emerson Leão estreia às 22 horas, contra o Independente-PA, atual campeão paraense, no Mangueirão, em Belém. Mesmo como visitante, o time paulista deverá ter a maioria da torcida, tendo visto à recepção para o time no desembarque na capital do Pará.

A vitória por dois ou mais gols de diferença elimina o jogo de volta e Leão vai atrás deste objetivo, mesmo poupando o camisa 10: Jadson. Por outro lado, o treinador viajou com Luis Fabiano, que terá seu retorno ao time após se recuperar de lesão. Outro destaque é o meia Lucas, que quer brilhar em Belém, assim como vez pela Seleção Brasileira diante da Argentina, no final do ano passado. Caso avance, o São Paulo encara na segunda fase o classificado do jogo entre Aquidauanense-MS e Bahia de Feira, atual campeão baiano.
Outro paulista que estreia nesta quarta-feira é o Guarani, que joga diante do Brasiliense, às 20h30, na Boca do Jacaré, em Brasília. O time comandado por Vadão vem de três derrotas consecutivas no Campeonato Paulista, mas nem por isso vai aproveitar a Copa do Brasil para tentar se reabilitar. Tanto é verdade que o Bugre viajou somente com os reservas para o primeiro jogo diante do Jacaré. O classificado deste embate vai enfrentar na sequência do torneio que avançar do jogo entre Botafogo e Treze-PB.

Outros favoritos!
Ainda nesta quarta-feira, mais 17 jogos agitam a primeira rodada, com destaques para as estreias de Cruzeiro e Grêmio. O time mineiro terá pela frente o Rio Branco-AC, às 22 horas, na Arena da Floresta. O Estrelão chega com status de atual campeão acreano e quer surpreender. Quem se classificar pega na fase seguinte Chapecoense-SC ou São Mateus-ES.
Já o Grêmio também estreia às 22 horas, mas diante do River Plate-SE, no Estádio Lourival Batista, em Aracaju. Caso o time de Vanderlei Luxemburgo vença por dois ou mais gols de diferença, elimina o atual campeão sergipano. Caso isso aconteça, o Grêmio terá pela frente na segunda fase Ipatinga-MG ou Real Noroeste-ES.
Só na outra semana!
A rodada ainda conta com mais dez jogos na próxima semana, Os destaques ficam por conta da esreia de outros três favoritos: Palmeiras, Atlético-MG e Botafogo. O Verdão joga diante do Coruripe, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Já o Galo terá como adversário o CENE-MS, no Estádio Douradão, em Dourados. Por fim, o Botafogo encara o Treze-PB, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.
Regulamento!
Disputada por 64 times, o regulamento da Copa do Brasil consiste que o sistema de disputa é o mata-mata. O campeão desde 1989 tem vaga garantida na Taça Libertadores da América do ano seguinte. Caso o time visitante vença por diferença maior ou igual a dois gols no jogo de ida elimina automaticamente a partida de volta. Caso isso ocorra, o visitante tem o direito a 60% da renda do jogo de ida, restando ao mandante os outros 40%.
Desde de 2001, os times que participam da Libertadores da América não disputam a Copa do Brasil no mesmo ano, devido ao conflito de datas com a competição continental. Assim, o campeão da Copa do Brasil nunca disputa a próxima edição, uma vez que é classificado para disputar a Taça Libertadores da América do próximo ano.
A partir de 2013 a Copa do Brasil passará a ser disputada por 86 times, entre os meses de março e novembro. No novo formato, 80 clubes disputarão um mata-mata até restarem 10 clubes, que se juntarão nas oitavas-de-final aos cinco clubes que tiverem disputado a Taça Libertadores da América e ao melhor colocado do Ranking da CBF, que pode ser substituído por um sexto clube que tiver participado da competição continental como campeão do ano anterior.
Confira os jogos da 1.ª rodada:

Quarta-feira
16h

Boavista-RJ x América-MG

19h30
Gama-DF x Ceará-CE

20h30
Operário-PR x Juventude-RS
Real Noroeste-ES x Ipatinga-MG
Gurupi-TO x Atlético-GO
Espigão-RO x Paysandu-PA
Sampaio Corrêa-MA x Atlético-PR
Real-RR x Remo-PA
Luverdense-MT x Paraná-PR
Trem-AP x ABC-RN
Aquidauanense-MS x Bahia de Feira-BA
Horizonte-CE x América-RN
Brasiliense-DF x Guarani-SP

22h
Auto Esporte-PB x Bahia-BA
Independente-PA x São Paulo-SP
Penarol-AM x Santa Cruz-PE
Rio Branco-AC x Cruzeiro-MG
Comercial-PI x Fortaleza-CE
River Plate-SE x Grêmio-RS

 

Alecsandro desperdiça 2 pênaltis, mas Vasco bate time peruano

O Vasco venceu a primeira partida na Copa Libertadores da América nesta terça-feira e se recuperou da estreia ruim na competição, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo 5. Com o placar de 3 a 2 sobre o Alianza Lima-ARG, o Trem Bala da Colina subiu para a segunda colocação no grupo, com três pontos. O time carioca teve três pênaltis marcados a seu favor e chegou a desperdiçar dois na partida.

Depois de respirar na competição sul-americana, o Vasco busca se firmar na competição somente no dia 16/03, quando enfrenta o Libertad-PRY, jogando fora de casa. O adversário argentino, por sua vez, amarga a segunda derrota na competição e cai para a lanterna isolada do grupo, sem nenhum ponto anotado. O próximo compromisso do clube argentino será no dia 20/03, contra o Nacional-URU, em jogo de vida ou morte.
Clássico empatado
O clássico chileno entre Unión Española-CHL e Universidad Católica- CHL, válido pela terceira rodada do Grupo 3 da Libertadores, acabou empatado em 1 a 1. Com o resultado, o Unión segue isolado e invicto na liderança do grupo com sete pontos ganhos. Logo na segunda colocação está o Universidad, com três pontos ganhos.
Jogo difícil
No outro jogo da noite, o Peñarol empatou com a Universidad do Chile  em 1 x 1 e se afundou ainda mais na lanterna do Grupo 8, com apenas um ponto ganho. “La U”, por sua vez, está na segunda colocação, com quatro pontos ganhos.

Thiago Neves vira dúvida para o jogo com o Boca, pela Taça Libertadores da América

No treinamento desta terça-feira, na Argentina,o meio-campo Thiago Neves sentiu um incômodo na coxa direita e por isso teve que deixar as atividades. Segundo informações do Fluminense, o jogador saiu do treino apenas por precaução. Mas virou dúvida para o duelo desta quarta-feira, diante do Boca Juniors, às 22h ( de Brasília), no Labombonera. Se ele ficar de fora da partida, Sobis entra no seu lugar.

Últimos campeões da América, Santos e Inter se cruzam em 'final antecipada' no grupo 1

O duelo entre Santos e Internacional nesta quarta-feira, às 19h45 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela 2ª rodada do grupo 1 da fase de grupos da Copa Libertadores da América, marcará o encontro dos últimos dois campeões da competição. Enquanto o time santista é o atual detentor do título, os gaúchos levantaram o troféu em 2010.
O jogo é considerado uma final antecipada do grupo 1 da Libertadores. Santos e Inter são os favoritos a ficarem com as duas vagas que levam para a próxima fase, mas o jogo ganhou ‘clima de decisão’ devido à campanha do modesto The Strongest, da Bolívia, que lidera o grupo, com seis pontos ganhos em dois jogos.
Neymar, artilheiro da equipe, com seis gols marcados nesta temporada, e Ibson, herói do clássico após garantir a vitória santista por 1 a 0, são considerados as principais armas do time para a partida.
No Inter, o técnico Dorival Júnior barrou Dagoberto e confirmou o time com três volantes. O atacante ficará como opção no banco de reservas e perdeu a posição para o jovem Elton, que formará o trio de volantes com Guiñazu e Bolatti.
19h45 Santos x Internacional    
19h45 Deportivo Quito x Vélez Sarsfield  
22h00 Boca Juniors x Fluminense                                                       
22h00 Corinthians x Nacional (PAR)

Brasil ganha duas posições no ranking da Fifa e fica em 5º; Espanha lidera

A vitória no amistoso sobre a Bósnia por 2 a 1 no primeiro compromisso de 2012 rendeu à seleção brasileira uma posição melhor no ranking da Fifa em relação ao mês passado. De sétimo colocado em fevereiro, o Brasil aparece em quinto lugar na lista de março.
Mesmo com exibições que vêm preocupando o torcedor brasileiro, a seleção de Mano Menezes ultrapassou Portugal e Inglaterra ao somar cinco pontos em relação ao ranking do mês passado, e agora tem 1.157 pontos. 
A liderança ainda é da Espanha, a atual campeã do mundo, que vem de vitória de 5 a 0 sobre a Venezuela no último amistoso. A 'Fúria' é seguida por Holanda, que derrotou a Inglaterra, e pela Alemanha, que perdeu a vice-liderança após a derrota para a França.  O Uruguai segue em quarto.

TOP 10 DO RANKING DA FIFA

1. Espanha (1.561)
2. Holanda (1.379)
3. Alemanha (1.332)
4. Uruguai (1.289)
5. Brasil (1.157)
6. Inglaterra (1.121)
7. Portugal (1.106)
8. Argentina (1.102)
9. Itália (1.062)
10. Croácia (1.049)

Nenhum comentário:

Postar um comentário