quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Trespontano participa da Corrida de São Silvestre

No último dia 31 de dezembro, em São Paulo foi realizada a tradicional Corrida de São Silvestre, este ano na sua 92ª edição. Três Pontas vem sendo representada sempre nos últimos anos com atletas que tem se desdobrado pra chegar até a capital paulista, não só pela necessidade e intensificação nos treinamentos, mas como também pra suprir a ausência de apoio do poder público municipal.
  Um dos participantes da última edição foi o funileiro João Carlos Peres que falou ao CT – “ Primeiramente quero abraçar a todos,amigos, atletas e agradecer o apoio recebido de  poucos que acreditam no nosso trabalho, mas que é muito importante pra mim. Esta é terceira vez que participo da São Silvestre, e apesar  de todas as dificuldades, fiquei bem colocado, entre mais de trinta mil  corredores, cheguei entre os quatrocentos.” João cita que também estiveram em São Paulo, participando da prova os trespontanos Thiago Sandy,Xandão,Diana Prósperi, todos levando a bandeira da cidade.


  João Peres diz que na cidade tem em média cerca de 20 a 30 atletas que participam de corridas de média e longa distância. Lembrou da Associação de Atletismo, que segundo ele, infelizmente está parada por falta de apoio,portanto estão, se inscrevendo e participando das provas por meios individuais, cada um faz a sua parte.Para ele, -“ O Governo municipal precisa abraçar esta causa, porque a modalidade, faz parte do esporte em geral. O Futebol, Judô, Karatê, entre outros tem recebido algum tipo de apoio, e não vejo o mesmo com o Atletismo. Acho que a secretaria de esportes agora se Deus quiser, nesta nova gestão vai abraçar esta causa ai, fizeram promessas e a gente cobra. O esporte, vejo através de mim que tenho cinquenta e seis anos ,a juventude que se espelha na gente e temos que tirar esta meninada das ruas, ao invés de aprenderem o que não presta, vamos correr atrás do esporte, independente da idade”.
  
João Peres comentou ainda sobre as dificuldades encontradas no esporte-“ Eu participo  de Maratonas, meia maratonas, agora, uma viagem, por exemplo, daqui a São Paulo, temos que deixar, pelo menos, um dia de trabalho porquê temos que chegar um dia antes pra retirada do Kit,mais  a viagem, despesas com hotel, não fica menos de quinhentos reais, ai a gente sai nos comércio pra pedir uma ajuda, talvez pensam que estamos querendo abusar e realmente, fico até com vergonha de pedir, fico constrangido em ouvir um não. A pessoa olha pra você, que as vezes sai sujo do seu serviço, deve pensar, “este senhor de 56 anos não vai correr”, Tudo tem suas dificuldades, estou vendo a crise que o país atravessa, mas acho que não custa nada a uma empresa grande tirar um mínimo, apoiar um atleta em uma viagem desta não é   muita coisa, eles podem tirar de seus próprios fornecedores e motivar os patrocinados.”

   
João comenta que sempre gostou do atletismo e que passou a pratica-lo com intensidade  a partir de 2014 – “ Eu via as pessoas acharem que o esporte é só pra jovens e via aquilo muito errado. O esporte não estabelece uma idade pra você correr,vejo corredores nas provas de 60,70 até 85 anos já ví, então não existe uma idade estabelecida.Temos atletas aqui em Três Pontas que não deixaram de treinar, mas não estão disputando competições, justamente pela falta de apoio”.


  O ano de 2016 para João Carlos Peres – Graças a Deus tenho só que agradecer,corri praticamente três corridas por mês,e sendo assim, tive que tirar uma fatia grande do salário meu, sou autônomo  e não tenho uma renda fixa,então aperta. O ano pra mim foi bem, mas só faltou o apoio nescessário.  Quero deixar claro tembém que quando a gente abre uma porta, devemos deixa-la aberta para os companheiros. Quando entrei no  atletismo, tínhamos uma equipe do SESI, através do Paulo Adriano, uma grande pessoa, e falavam em dificuldades que era impossível arrumar patrocínio, é difícil sim, vejo agora, mas não existe este negócio de Impossível. Fui atrás das empresas e consegui um patrocínio através do Clube da Casa, na pessoa da Letícia Miari , do Miari & Cia, e esta porta que abri em 2014, deixei aberta pra 2015, e ela ajuda um determinado atleta por um ano, foi assim comigo,depois passou pro Julinho Pantani,e este ano vai entrar a Adriane Pereira que é uma grande corredora da nossa equipe.”
  Sobre 2017, João falou –“ Meu plano este ano é correr firme, sempre com Deus no coração, motivando sempre a meninada que é um dos grandes objetivos,  é um caminho pra que alertemos   o poder munipal porque a porta  entrada pra reclusão social,é o esporte, então vamos pegar esta causa , qualquer pessoa pode praticar o esporte. Minha prioridade é voltar á corrida de São Silvestre este ano . Em 2015 fiquei entre os setecentos, agora baixei trezentas posições, e agora quem sabe posso subir ainda mais esta colocação.A dificuldade desta corrida é chegar na frente. A elite sai na frente entre os cem primeiros, agora agente sai no meio da massa, com no mínimo oito mil atletas á sua frente, pra mim conseguir passa-los e chegar bem colocado tem  muita dificuldade, mas vou ver se durmo lá, na fila um dia antes, pra sair um pouco á frente e quem sabe melhorar bastante meu tempo.”
O CT procurou pelo atual secretário de Esportes João Batista Rabelo pra falar sobre os planos pra esta temporada e sobre apoio ao esporte em geral, mas na oportunidade, fomos informados que ele estaria visitando praças esportivas no Pontalete e no Quilombo. O coordenador Francisco de Paula Vitor Brito(Chiquinho), comentou que  está nos planos do secretário, apoio a todo o esporte trespontano,ao especializado, ao esporte individual, volta dos campeonatos rurais, municipal, Copa do Trabalhador, além de participação nos jogos do interior de Minas(Jimis)e  competições regionais entre outros.
A classificação geral da 92ª Corrida de São Silvestre está disponível. Realizada na manhã de 31 de dezembro, nas ruas da capital paulista, a tradicional prova teve a vitória do etíope Leul Aleme no masculino. Já no feminino, a queniana Jemima Sumgong se sagrou campeã com o recorde da competição.
Pódio da prova masculina:
1) Leul Aleme (Etiópia) – 44min53s
2) Dawit Admasu (Etiópia) – 44min55s
3) Stephen Kosgei (Quênia) – 45min00s
4) Giovani dos Santos (Brasil) – 45min30s
5) Willian Kibor (Quênia) – 45min49s
Pódio da prova feminina:
1) Jemima Jelagat (Quênia) – 48min35s
2) Flomena Cheyech Daniel (Quênia) – 49min15s
3) Eunice Cehbicii (Bahrein) – 50min26s
4) Ymer Wude (Etiópia) – 51min40s
5) Ester Chesang Kakuri (Etiópia) – 51min45s


Nenhum comentário:

Postar um comentário