sábado, 25 de janeiro de 2014

Giro Esportivo deste Sábado

CAMPEONATO MINEIRO 2014

Campeonato Mineiro: centenário em 2014, craques, renegados e surpresas do interior


O Campeonato Mineiro’2014 está pronto para sair do forno. Neste domingo ocorrerá a rodada inicial com quatro jogos. A competição deste ano está cheia de atrações. A primeira edição do Estadual de Minas Gerais foi em 1915 e agora é a vez de contemplar a centésima. Uma curiosidade é que há mais campeões do que campeonatos disputados (102 títulos distribuídos), pois alguns clubes dividiram a taça ao longo da história.

Embora os regionais não tenham o mesmo apelo que aCopa Libertadores, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, a tradição e as rivalidades apimentam os confrontos. Para tirar a hegemonia de Atlético e Cruzeiro, os clubes do interior vêm com um período de treinamento físico intenso e novidades no elenco. Já o América, que não vence desde 2001, aposta na manutenção do técnico Silas e na força ofensiva de Obina. 

Equipes da capital

Bicampeão consecutivo, o Atlético defenderá o terceiro título. A grande estrela do time é Ronaldinho Gaúcho, que disputará seu segundo estadual. Eleito craque das Américas em 2013, o meia gaúcho mobiliza multidões na capital e no interior. Com a saída de Cuca, ganhador dos últimos três Mineiros (um deles pelo Cruzeiro), o técnico Paulo Autuori será o responsável por dar continuidade ao trabalho. 

Assim como o arquirrival, o Cruzeiro dividirá atenções entre a Copa Libertadores’2014 e o Mineiro. Porém, a vontade de acabar com a hegemonia estadual do Galo é um fator de motivação para os cruzeirenses. O presidente Gilvan de Pinho Tavares segurou o plantel campeão brasileiro e, com isso, o meia Everton Ribeiro - melhor jogador do Nacional do ano passado -, desfilará seu talento no Estadual.

O América é considerado a terceira força de Minas, mas quer ir além na competição. O atacante Obina é a grande esperança de gols. Outra aposta da direção do Coelho foi a permanência do técnico Silas, que contribuiu na campanha da Série B. O centroavante baiano é conhecido pelo estilo folclórico e por ser “melhor” que Samuel Eto'o, ex-Barcelona e hoje no Chelsea. 

Com o discurso de manter os pés no chão, o camisa 9 do Coelho espera ir longe na competição. “Espero fazer um bom Campeonato Mineiro, chegar na fase decisiva e disputar a final. Quero fazer gols e ser feliz”, disse Obina ao Superesportes. 

Interior

A divisão das cotas de transmissão não permite que os clubes do interior tenham o mesmo investimento que os da capital. Contudo, algumas equipes se prepararam e conseguiram patrocinadores para fazer bonito no Estadual. A pressão dos torcedores em estádios acanhados, o foco somente no Mineiro, e o melhor prepara físico no início do torneio são outros quesitos que pesam a favor dos times do interior. 

Pentacampeão do torneio, o Villa Nova espera honrar as tradições em campo. O grande destaque do Leão do Bonfim é Mancini, ex-Atlético, Inter de Milão e Roma. Aos 33 anos, o jogador decidiu adiar a aposentadoria pelo amor ao futebol. 

”É o prazer de jogar futebol, independentemente de ganhar dinheiro. Ficar perto de casa, da família, isso tudo deve ser levado em conta uma hora da vida. Não é só ganhar dinheiro. Isso tudo pesa na hora de escolher um clube. Recebi o convite do Villa Nova, um clube tradicional, e decidi aceitar. Eu também sou morador de Nova Lima”, afirmou à reportagem. 

A apresentação do uniforme do Boa Esporte teve, mais uma vez, a modelo Viviane Araújo. Como de costume, a beldade ofuscou a atenção em Varginha. Dentro de campo, os jogadores bovetas continuam a preparação para o Estadual. Ao lado do América, o time é o representante mineiro na segunda divisão nacional. O zagueiro Thiago Carvalho, ex-Cruzeiro, voltou ao clube do interior e é uma das referências. 

Um campeão da Libertadores no banco de reservas. O ex-zagueiro Wilson Gottardo, que triunfou como capitão do Cruzeiro em 1997, é o comandante do Tupi. A equipe de Juiz de Fora ainda tem o veterano Ademilson, artilheiro de 39 anos. A mescla de idades é um dos pontos que faz Gottardo acreditar na boa campanha do Carijó. 


Mais de 100 jogos pela Caldense credenciam o volante Maxsuel como atração do time de Poços de Caldas. O estudioso Leonardo Conde como técnico é fator positivo na formação da Veterana. 

Ao analisar o plantel do Guarani, a lista chama atenção em dois nomes: Hulk e Tardelli. O que poderia ser um ataque de peso, não passa de uma coincidência. Os dois são homônimos dos famosos atacantes do Zenit (Rússia) e Atlético. Outra diferença é a posição do Hulk de Divinópolis, que joga como goleiro. O time é chefiado por Leston Júnior e conta com o meia Michel Cury, de 32 anos, que apresenta qualidade na criação e cobranças de falta. 

Léo Medeiros foi campeão mineiro em 2005, pelo Ipatinga, na decisão contra o Cruzeiro. Passados nove anos, o meia volta a se aventurar no Estadual. Agora, o armador atua pelo Nacional, que mandará seus jogos na cidade de Muriaé. 

O Tombense debutou no Mineiro de 2013 e foi um dos semifinalistas. Na segunda participação na elite, a equipe de Tombos, dominada pelo empresário Eduardo Uram, trará o experiente Joílson como destaque. O atacante Júnior Negão poderá repetir a façanha de ser artilheiro do campeonato este ano. 

A vez de estreante na elite passa a ser do Minas Boca. Inspirada no clube argentino, a agremiação traz as cores dos Xeneizes em sua camisa. O grande destaque é o atacante Fábio Júnior, com passagens por grandes clubes do país e exterior, que deixou o América depois de quatro anos. O goleador será o comandante de ataque da equipe de Sete Lagoas. 

A URT também voltou pelo acesso no Módulo II. O time de Patos de Minas não tem nomes consagrados e espera fazer boa campanha para não cair de divisão. O volante Mancuso, revelado pelo Cruzeiro nos anos 2000, é um dos jogadores do elenco

CIDADE DO GALO

Em treino tático, Paulo Autuori monta time titular baseado no 'Atlético 2013'

O Atlético faz um jogo-treino domingo cedo, contra o Democrata-SL, na Cidade do Galo. Nesta sexta-feira, o técnico Paulo Autuori esboçou o time titular que começa a temporada 2014.

A base é a mesma deixada por Cuca. A principal mudança acontece na lateral esquerda. Junior César não teve seu contrato renovado, Lucas Cândido e Richarlyson estão machucados, sendo que o segundo, de acordo com seu empresário, não permanecerá no Galo após se recuperar de cirurgia no joelho esquerdo.

Autuori optou por escalar Michel como titular. Emerson e Dátolo são outras opções improvisadas para a posição.

O time titular foi Victor, Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Michel; Pierre, Josué, Diego Tardelli, Ronaldinho e Fernandinho; Jô.

A estreia oficial da temporada é na próxima quarta-feira, contra o Minas Boca, em Sete Lagoas, pelo Estadual.

Os reservas jogaram com Giovanni, Alex, Jemerson, Emerson e Dátolo; Fillipe Soutto, Claudinei, Neto Berola, Guilherme e Marion; André. Depois, houve algumas mudanças nos suplentes. Leandro Donizete, com dores musculares, não participou da atividade, assim como Luan, com problema no joelho direito.

A estreia do Boa contra o Villa Nova no Mineiro acontece às 17h deste domingo no Estádio Melão, em Varginha.
Boa Esporte x Villa Nova
26/01 – Melão – 17h

A: 
Igor Junio Benevenuto (CBF/FMF)
A1:
 Marcelo Francisco dos Reis (FMF)
A2:
 Magno Arantes Lira (FMF)
4ºA: 
Jerferson Antonio da Costa (FMF)


Cruzeiro x URT
26/01 – Mineirão – 17h

A: 
Marcos Vinícius de Sá dos Santos (CBF/FMF)
A1:
 Frederico Soares Vilarinho (CBF/FMF)
A2:
 Marco Antônio da Silva (FMF)
4ºA:
 Rodrigo Gomes Lúcio (FMF)


Guarani x Caldense
26/01 – Farião – 17h

A: 
Ricardo Marques Ribeiro (FIFA/MG)
A1:
 Guilherme Dias Camilo (Aspirante FIFA/MG)
A2:
 Ricardo Vieira Rodrigues (CBF/FMF)
4ºA:
 Antônio Márcio Teixeira da Silva (FMF)


América x Tupi
26/01 – Independencia – 19h30

A: 
Emérson de Almeida Ferreira (CBF/FMF)
A1: 
Pablo Almeida Costa (CBF/FMF)
A2: 
Wesley Moreira de Carvalho (CBF/FMF)
4ºA: 
Wagner Ferreira de Souza (FMF)

Lesão no joelho direito tira atacante Luan dos gramados de quatro a seis meses


O atacante Luan vai desfalcar o Atlético de quatro a seis meses. Exames de imagem apontaram ruptura do menisco lateral do joelho direito associada a lesão na cartilagem do fêmur direito.

“Foi uma fatalidade. Pode vir silenciosamente. A lesão do menisco lateral, geralmente, é mais silenciosa. Mas veio nesse último momento, teve uma entorse e um bloqueio”, explicou o médico Rodrigo Lasmar.

Luan passará por intervenção cirúrgica na próxima semana. “É uma lesão grave. A expectativa de quatro a seis meses para retorno”, disse Lasmar.

“Ele está, claro, chateado, em um primeiro momento. Mas entende que é algo normal no esporte. Não é algo raro. É importante, merece todo cuidado”, acrescentou.

Contratado em 2013, Luan já defendeu o Atlético em 59 jogos, com nove gols marcados. É considerado o 12º jogador do time, por sempre ser aproveitado nas partidas.

O GIGANTE DA PAMPULHA

Na volta do Cruzeiro ao Mineirão, Marcelo Oliveira faz últimos ajustes para estreia


Campeão brasileiro em 2013, o Cruzeiro retornou ao Mineirão nesta sexta-feira. O técnico Marcelo Oliveira comandou treinamento tático e fez os últimos ajustes da equipe para a estreia no Estadual, contra a URT, neste domingo, às 17h, no Gigante da Pampulha.

Poupado de jogo-treino contra a equipe angolana Atlético Sport Aviação (ASA), nessa quinta-feira, Borges retornou às atividades com bola. Assim, o time titular foi formado por: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Souza e Lucas Silva; Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Dagoberto; Borges. O técnico Marcelo Oliveira já confirmou que essa será a escalação do Cruzeiro na estreia do Estadual. 

No treinamento realizado no Mineirão, nesta sexta-feira, a equipe reserva teve: Rafael; Mayke, Leo, Rodrigo Souza e Luan; Henrique e Tinga; Elber, Júlio Baptista e Willian; Marcelo Moreno.

Alex, Martinuccio e Marlone realizaram atividades físicas, enquanto os demais participavam do treinamento tático. Já o zagueiro Wallace, o meia Alisson e o atacante Vinícius Araújo estiveram ausentes. O trio já se apresentou à Seleção Brasileira sub-21, que disputará amistoso contra o México, neste domingo, em Santos.

O treinamento no Mineirão serviu para que os jogadores cruzeirenses fizessem o reconhecimento do gramado, que foi totalmente reformado no período sem competições.
25/01 - 17h00
Bangu
x
Audax
25/01 - 19h30
Flamengo
x
Duque de Caxias
26/01 - 17h00
Resende
x
Volta Redonda
26/01 - 17h00
Madureira
x
Macaé
26/01 - 17h00
Bonsucesso
x
Boavista
26/01 - 17h00
Cabofriense
x
Botafogo
26/01 - 17h00
Nova Iguaçu
x
Fluminense
26/01 - 19h30
Vasco da Gama
x
Friburguense


EFORÇO

Depois de sete anos, meia Bruno César volta ao Palmeiras e é apresentado


Bruno César voltou ao Palmeiras após sete anos. Depois de semanas de negociações com o Al Ahli, da Arábia Saudita, o meia assinou contrato de empréstimo de um ano nesta sexta-feira, na Academia de Futebol, tornando-se uma das principais esperanças do centenário alviverde.

Com 25 anos, o jogador já vestiu a camisa palmeirense, assim como em 2007. Atuando pelo extinto Palmeiras B, Bruno César não se destacou e acabou sendo dispensado. Só foi voltar a ter visibilidade dois anos depois, no Santo André, onde chamou a atenção do Corinthians.

Bruno César ficou dois anos no Parque São Jorge, inclusive vestindo a camisa 10 durante algum tempo, e acabou indo ao Benfica. Lá, não teve muita sequência e parou no futebol do Oriente Médio. As conversas com a diretoria do Verdão aconteciam desde o fim do ano passado.
Elias recusa proposta da China e pai diz acreditar em acerto com Fla
Pai e representante de Elias, Eliseu Trindade deixará Portugal ainda nesta semana. Na bagagem do retorno ao Brasil, a indecisão sobre o futuro do filho continua. No entanto, ele ainda diz acreditar em um possível retorno para o Flamengo.
Para isso, Eliseu Trindade disse que Elias recusou até mesmo uma proposta financeiramente mais vantajosa do Shandong Luneng, da China.
Emprestado pelo Sporting ao Flamengo até 31 de dezembro de 2013, Elias teve que voltar a Portugal no início de 2014 após o clube que detém seus direitos econômicos não aceitar a proposta de quatro milhões de euros dos cariocas pela sua compra.
Segundo a imprensa portuguesa, o Rubro-Negro cedeu e ofereceu seis milhões de euros na última segunda-feira. No entanto, o Sporting ainda aguarda até o final da janela europeia (31 de janeiro) para definir a situação. Enquanto isso, o atleta treina no time B e aguarda as conversas para tentar retornar ao Brasil.
Sem Vargas, Santos supera Atlético e fecha com Rildo, da Ponte Preta
O Santos acertou nesta quinta-feira a contratação do atacante Rildo, da Ponte Preta, por empréstimo até o final desta temporada. A diretoria santista voltou à carga para contratar o atleta após fracassar nas negociações com o chileno Eduardo Vargas, que deixou o Napoli para atuar no Valencia, da Espanha.
O interesse do Santos em Rildo começou no final do ano passado, mas o clube paulista não conseguiu efetuar a compra em definitivo, que ocorreria com a ajuda da Doyen Sports, grupo de investidores representado no Brasil pelo empresário Renato Duprat.
Se não bastasse, o Santos ainda encarou a concorrência do Atlético-MG, que negociou com Rildo, Ponte Preta e seus representantes por quase um mês. No entanto, o atleta não chegou a um acordo com o clube mineiro e aceitou fechar com o Santos por empréstimo.
Os valores da transação não foram divulgados, mas o clube do litoral paulista ficará com opção de compra de 60% dos direitos econômicos do jogador.
A Doyen não aceitou desembolsar cerca de 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 9,6 milhões) para comprar o jogador da Ponte e repassá-lo ao Santos. O clube do interior paulista, que detém 50% dos direitos econômicos de Rildo, também não aceitou ficar com R$ 5 milhões e pediu mais na transação. Por conta disso, as partes não chegaram a um acordo financeiro.
Além de Rildo, o Santos fechou nesta semana a contratação do meia Lucas Lima, que pertence ao Internacional, mas se destacou ao defender o Sport na Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado. Após mais de um mês de negociações, o atleta chegou a São Paulo na última quinta-feira para realizar exames cardiológicos em um hospital da Capital.
Nesta sexta-feira, Lucas Lima concluiu as avaliações clínicas no CT Rei Pelé, em Santos, para assinar contrato por quatro temporadas na Vila Belmiro.
Mano muda o time e escala Pato, Sheik e Ibson na volta ao Pacaembu
O Corinthians vai voltar ao Pacaembu com novidades em seu time titular. Nesta sexta-feira, Mano Menezes montou a equipe com várias alterações no seus sistema ofensivo. Na nova formação, Alexandre Pato, Emerson Sheik e Ibson ganham suas primeiras oportunidades de começarem jogando.
Com isso, o Corinthians deve encarar o São Bernardo com Walter, Diego Macedo, Gil, Paulo André e Jocinei; Ralf, Guilherme, Ibson e Rodriguinho; Emerson Sheik e Alexandre Pato.
Uendel "ganhou" o hematoma na última quarta, na vitória por 1 a 0 sobre o Paulista, quando ele teve de ser substituído. Como na próxima quarta o Corinthians encara o Santos, o lateral foi poupado por Mano. Os demais substituídos saíram por opção técnica.
A partida contra o São Bernardo será válida pela terceira rodada do Campeonato Paulista, e ocorrerá no Pacaembu, às 21h. 
PAULISTÃO CHEVROLET: Sábado tem duelo de clubes 100% e Ponte e XV em campo
ampeonato Paulista Chevrolet 2014 apenas quatro clubes mantém os 100% de aproveitamento. Neste sábado, dois deles se enfrentam, pela terceira rodada. O Corinthians e São Bernardo duelam pela liderança de seus respectivos grupos, às 21h, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Enquanto isso, no domingo, o Palmeiras pega o Atlético Sorocaba e o Bragantino mede forças diante do Comercial, no Estádio Nabi Abi Chedid.
O Corinthians vem de vitória diante da Portuguesa e do Paulista e disputa com o Botafogo a liderança do Grupo B. A Pantera está em segundo com três pontos. Já o São Bernardo derrotou Botafogo e XV de Piracicaba, o que fez com que ficasse no topo da tabela de classificação do Grupo C, que conta com o Santos.
No interior...
Além do duelo dos 100%, mais quatro jogos agitam a terceira rodada neste sábado. Às 17h, o XV de Piracicaba busca a reabilitação diante da Portuguesa. O Nhô Quim ainda não pontuou na competição e conta com o apoio de seus torcedores, que prometeram comparecer em peso no Estádio Barão de Serra Negra, para buscar a primeira vitória, assim como a Lusa, que está com apenas um ponto no Grupo C.

Mais tarde, às 19h30, a Ponte Preta desafia o Audax, no Estádio Moisés Lucarelli. A Macaca, que estreou na segunda rodada na derrota para o Botafogo visa a reabilitação para deixar a lanterna do Grupo C. Já o
 clube de Osasco quer apresentar o mesmo futebol da partida contra o Santos para surpreender em pleno estádio pontepretano.

O sábado também marca o duelo entre Rio Claro e Penapolense, que está marcado para as 17h, no Estádio Augusto Schmidt. O Galo segue sem perder, mas caiu no grupo mais equilibrado até então, o que fez ocupar a quarta colocação com quatro pontos. A vitória pode dar a liderança. Já o CAP busca a primeira vitória no torneio.

Por fim, o Botafogo, segundo colocado do Grupo B, enfrenta o Paulista, quarto do Grupo C. A Pantera quer a vitória para “roubar” a primeira colocação do Corinthians. Já o Galo reabilitar e alçar vôos maiores e quem sabe encostar nos líderes.

No domingo, a rodada será completada com mais cinco jogos. O São Paulo enfrenta o Oeste. O Atlético Sorocaba pega o Palmeiras, o Ituano mede forças com o Santos, o Linense duela diante do Mogi Mirim e Bragantino e Comercial se enfrentam.
Próximos Jogos
XV de Piracicaba
x
Portuguesa
25/01/2014 17:00
Rio Claro
x
Penapolense
25/01/2014 17:00
Ponte Preta
x
Osasco Audax
25/01/2014 19:30
Botafogo
x
Paulista
25/01/2014 19:30
Corinthians
x
São Bernardo
25/01/2014 21:00
São Paulo
x
Oeste
26/01/2014 17:00
Ituano
x
Santos
26/01/2014 19:30
Bragantino
x
Comercial
26/01/2014 19:30
Atlético Sorocaba
x
Palmeiras
26/01/2014 19:30
Linense
x
Mogi Mirim
26/01/2014 19:30

CAMPEONATO BRASILEIRO

MP afirma que Portuguesa sabia da punição de meia-atacante Héverton antes do jogo



Os dirigentes da Portuguesa sabiam da punição de dois jogos aplicada pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) ao jogador Héverton dois dias antes de o clube escalar o meia em situação irregular contra o Grêmio. Essa é uma das conclusões do inquérito aberto pelo Ministério Público para avaliar irregularidades no rebaixamento da Portuguesa.

"A CBF enviou um e-mail, via Federação Paulista de Paulista, para a Portuguesa. Essa mensagem foi aberta, mas, mesmo assim, o jogador foi escalado. Ou seja, alguém não levou a informação adiante como deveria ter feito para que o clube não fosse punido", explica o promotor Roberto Senise Lisboa, responsável pelo inquérito.

"Há prova, no inquérito civil, de que a Portuguesa tinha conhecimento do julgamento no dia 6 de dezembro. Essa prova existe ao contrário do que foi falado por alguns dirigentes da Portuguesa nos últimos dias", completa.

A descoberta do Ministério Público fortalece uma nova frente de investigação: saber as razões que levaram a Portuguesa a escalar o jogador mesmo com conhecimento da punição. Algo como um esquema Héverton. "Desde o princípio, tínhamos indícios de que algumas ilhas não se encaixavam", diz o promotor.

Essa nova frente de investigação corre paralelamente à questão central: a punição imposta à Portuguesa desrespeita o Estatuto do Torcedor por não ter sido publicada no site da CBF.

Na quinta-feira, o MP aguarda a presença de um representante da confederação para propor um Termo de Ajustamento de Conduta, ou seja, a devolução dos quatro pontos à Portuguesa e a anulação do julgamento do STJD. Se a CBF não aceitar, o MP vai entrar com uma ação civil pública e levar a decisão à justiça. "Acho improvável que a questão seja resolvida sem nenhuma questão judicial", diz o promotor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário